O que é o SEO e por que ele é tão importante?

Por Higor Oliveira, Desenvolvedor da Pixel.

Segundo os “Live Stats” da Statista, a web de hoje é composta por mais 1,7 bilhões de sites diferentes.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela BigData Corp, na categoria de e-commerces, por exemplo, só no Brasil o número ultrapassa mais de 930 mil sites dos mais variados tipos que vendem uma infinidade de coisas diferentes. Dessa forma, uma simples pesquisa no Google por “comprar roupa online” leva a mais de 117 milhões de links diferentes. Então, a pergunta que fica é: como eu posso me sobressair no meio de tantas opções?

A resposta é simples: tenha um bom SEO.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca em português, e, em poucas palavras, trata-se de um conjunto de estratégias orgânicas para fazer com que seu site seja mais bem classificado pelos mecanismos de busca, como o Google.

Para entender mais a fundo o que é o SEO e como ele ajuda você a obter mais tráfego orgânico para o seu site, precisamos primeiro entender como estes mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, funcionam por trás dos panos. Um mecanismo de busca nada mais é do que um algoritmo que tem a principal função rastrear, indexar e rankear os conteúdos da web. Sendo assim, quando você publica um site na internet, a primeira etapa desses mecanismos de busca é identificar o seu site através de ‘robôs’, que têm o objetivo de recolher e catalogar todos os links de um site. E isso acontece a todo momento, quando você atualiza ou remove uma página, insere informações e etc.

Depois que esse rastreamento inicial acontece, esses links são indexados, ou seja, eles vão de fato para o índice do buscador. É lá onde vão ficar todos os sites da web já rastreados, sendo eles separados pela categoria, palavras-chave, tipo do conteúdo, e outras informações como, por exemplo, o tempo de carregamento do site e se ele tem uma boa experiência quando acessado no celular.

Após a indexação do site, vem a terceira etapa: a de rankeamento. É nessa etapa onde o seu site começa a “subir” na ordem de exibição das páginas na web. É isso que faz com que o seu site apareça no topo da página quando você pesquisa por um determinado conteúdo no Google, por exemplo, e é justamente nessa etapa em que o SEO visa trabalhar para melhorar.

O rankeamento dos sites possui inúmeros fatores que diferenciam um site que vai ser melhor rankeado para um site que vai ter uma avaliação pior. Esses fatores podem ser separados em dois grupos: on page e off page. Os fatores on page são aqueles que estão definidos diretamente na página, como o título da mesma, o seu conteúdo, as próprias imagens e etc. Ou seja, tudo o que contém dentro de uma página. Os mecanismos de busca são inteligentes o suficiente para perceber o que o conteúdo dessas páginas quer dizer, para assim, poder realizar uma avaliação sobre o seu conteúdo com base nos outros sites com conteúdo similar. Já os fatores off page são aqueles que não estão contidos dentro de uma página em si, mas elementos de fora dela que mostram se ela é uma referência. Ou seja, em poucas palavras são as menções a sua página. Quanto mais, melhor.

O SEO atua diretamente no rankeamento com uma série de estratégias específicas para aumentar a visibilidade um site. Sendo assim, podemos perceber que um SEO bem feito é extremamente importante para qualquer site que deseja ter uma boa visibilidade nesse vasto espaço que é a internet. Sem ele seu site se perderia no meio de inúmeros outros sites, fazendo com que você tenha que gastar mais dinheiro em publicidade para obter tráfego não orgânico.

Cabe ressaltar que atualmente todos os sites desenvolvidos pela Pixel contém estratégias de SEO aplicadas. Além disso, caso você já possua um site e queira aplicar os conceitos de SEO para melhorar a sua visibilidade, também podemos ajudá-lo! Quer saber um pouquinho mais como funciona nosso trabalho? Entre em contato conosco através do e-mail contato@ejpixel.com.br

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