WordPress: um rápido overview a respeito da tecnologia

Por Higor Oliveira, Desenvolvedor da Pixel.

Quando falamos em desenvolvimento de blogs, sites e lojas virtuais, frequentemente somos apresentados e indicados a usar um carinha chamado WordPress. Esse nome extremamente popular está entre as tecnologias mais usuais quando o assunto é desenvolvimento de websites, principalmente blogs. Este post tem como objetivo apresentar a você um overview rápido do que é o WordPress e o quão poderoso ele é, além de mostrar a você como dar os primeiros passos com a ferramenta. Então senta na cadeira, prepara o seu caderno de anotações e vamos lá!

O que é WordPress?

O WordPress é um sistema de código aberto para gestão de conteúdo criado em 2003 por Ryan Boren e Matthew Mullenweg e é a ferramenta mais popular da sua categoria, abocanhando uma fatia de 61% do mercado de CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo) no mundo.

O quão importante ele é?

Para se ter uma ideia do quão gigante o WordPress é no mundo da web, um levantamento feito pela W3Techs mostrou um dado estimado de que 30% da internet de hoje é baseada nesse sistema. Dessa forma podemos perceber o poder que essa ferramenta tem e a importância que ela representa para web como um todo.

Porque ele é tão popular?

Dentre os principais motivos para toda a popularidade do WordPress estão:

  • Flexível 

O WordPress é um sistema muito flexível. Ele é adaptável o suficiente para atender da melhor forma possível o seu problema. Apesar de não ser bala de prata (“perfeito”), ele consegue se sair bem trabalhando em diferentes tipos de sites. Isso se dá porque ele permite que uma infinidade de coisas sejam modificadas dentro dele, seja customizando o seu tema, ou instalando diversos plugins que o tornam mais poderoso ainda e adicionam funcionalidades extras a ele.

  • Extensões

Como mencionado acima, o WordPress permite estender suas funcionalidades com o uso de plugins. Isso faz com que o seu site tenha uma série de recursos a mais tornando-o ainda mais poderoso. Esses plugins são desenvolvidos por milhares e milhares programadores ao redor do mundo e disponibilizados para toda a comunidade.

  • Instalação fácil

A instalação do WordPress é extremamente fácil. Através de uma interface altamente intuitiva você tem o seu site totalmente instalado e configurado num tempo entre 5 a 10 minutos. Além da instalação facilitada, as atualizações do sistema são feitas automaticamente e também extremamente rápidas.

  • Segurança

Por se tratar de um software de código aberto, muitas das possíveis falhas que o sistema pode vir a apresentar são corrigidas rapidamente por diversos programadores do mundo inteiro, que dedicam seu tempo a melhorar a plataforma do WordPress. Esse ambiente colaborativo de desenvolvedores melhorando cada vez mais o sistema em busca de mitigar todas as suas falhas, torna o WordPress um sistema extremamente seguro. É claro que existem outras variáveis que podem fazer um site WordPress apresentar vulnerabilidades, mas na maioria das vezes esses problemas tendem a ser relacionados à má configuração do site ou a instalação de plugins e temas não confiáveis.

  • Atualizações constantes

Um dos benefícios pelo WordPress ser de código aberto são as suas atualizações constantes, já que diversos programadores dedicam seu tempo a melhorar a plataforma.

Ainda não está convencido do poder que essa ferramenta tem? Saiba que até mesmo grandes empresas e corporações decidiram confiar na plataforma e adotaram por completo o uso da mesma. Dentre os diversos cases que podemos citar estão grandes portais de notícias como o The New Yorker e o TechCrunch, o site da Casa Branca, e até mesmo o site institucional da UFSC.

Como posso dar os primeiros passos com a ferramenta?

Se você quer testar o WordPress e desfrutar do poder que essa ferramenta tem, é muito simples. Você pode começar visitando o site oficial do WordPress através do endereço www.wordpress.com e criar seu site em questão de minutos. Dessa forma, você estará utilizando o próprio ambiente do WordPress para hospedar sua aplicação na web. No entanto, é necessário pontuar que se você não tem experiência com programação e quer ter um site mais personalizado e escalável, é recomendado que você contrate um serviço especializado para isso. A Pixel, por exemplo, há anos desenvolve com excelência soluções em WordPress para diversos clientes. Se você está buscando por profissionalismo em seu site considere em nos contatar para uma avaliação de orçamento!

Conclusão

Nesse artigo você viu um pouco sobre a história do WordPress, a sua importância para a web e os motivos que o fazem tão popular, além de aprender como criar seu primeiro site em WordPress. Espero que possa ter sido útil no seu processo de aprendizado, até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *